Gás natural nos EUA: Motiva planeja mais um investimento no Texas.

Compartilhe

A Motiva é o braço de refino da Saudi Aramco nos EUA. Com sede em Houston, no Texas, a Motiva refina, distribui e comercializa produtos de petróleo nos EUA. A empresa é proprietária e opera a maior refinaria da América do Norte em Port Arthur, no Texas, com uma capacidade bruta de mais de 630.000 barris por dia. De 2002 a 2017, a Motiva foi operada como uma joint venture de 50% entre a Shell e a Saudi Aramco. Em maio de 2017, a Saudi Aramco, por meio de suas subsidiárias integrais, assumiu a propriedade total da Motiva após a conclusão de uma separação de ativos com a Shell.

 

 A Motiva agora está planejando uma grande expansão para sua refinaria de Port Arthur. A empresa prevê a construção de um cracker de US$ 4,7 bilhões para produzir eteno, polietilenos e outros produtos petroquímicos. A empresa também está considerando um complexo de US$ 1,9 bilhão que produziria benzeno e paraxileno, subprodutos da produção de gasolina na sua refinaria.

 

As decisões finais de investimento do Conselho de Administração não devem ser tomadas até o final de 2019 e dependem de incentivos competitivos e apoio regulatório, disse a empresa. Se o conselho aprovar os projetos, a construção do cracker iniciaria em 2020. Na direção de investir cada vez mais em petroquímica, a Motiva assinou um acordo esta semana para comprar a fábrica de produtos químicos Flint Hills, adjacente à refinaria de petróleo de Port Arthur. Esta planta da Flint Hills opera um cracker de eteno, entre outras unidades.