Etanol, plástico reciclado: a queda de braço entre preço versus sustentabilidade. E o fator que determina suas escolhas.

Compartilhe

Existe um fator comum que determina o quanto a escolha de matéria-prima será econômica para sua empresa e sustentável em relação ao meio ambiente. E eu já vou te contar qual é este fator. Mas antes, quero falar sobre um acontecimento especial ocorrido neste mês.

 

Era 1976, cidade de São Paulo. Em um dos lançamentos da 10ª edição do Salão do Automóvel as pessoas assistiam curiosas a apresentação de um novo protótipo, todos queriam ver o Fiat 147. Após o evento, aquele protótipo apresentado ao público foi produzido em série.

 

Mas o que o protótipo tinha de tão especial?

 

É que há exatos 40 anos, em julho de 1979, a Fiat entrava para a história ao lançar no Brasil, o primeiro carro do mundo movido a etanol.

Os primeiros lotes do Fiat 147 movido a etanol foram destinados ao Governo Federal. Um dos veículos foi resgatado pela Fiat recentemente, ele havia sido utilizado pelo Ministério da Fazenda.

Hoje ele encontra-se em excelente estado de conservação, com muitas peças e acessórios originais de fábrica e acelerando nas pistas como a quatro décadas atrás, conforme demonstrado pela Fiat em um teste recente.

Estava oficialmente aberto o mercado do etanol no Brasil, que chegou às bombas dos postos de combustíveis de forma gradual nos meses seguintes ao lançamento do Fiat 147.

 

O combustível estratégico.

 

O etanol surgiu como uma opção de combustível mais sustentável em comparação com a gasolina, tornando-se um combustível estratégico por causar menos impacto sobre o meio ambiente. Ainda mais estratégico é o fato de diminuir a dependência de combustíveis fósseis, pois o álcool passou a ser uma opção de preço em casos de aumento excessivo da gasolina ou menor disponibilidade dela, como ocorreu durante a paralisação dos caminhoneiros nas estradas do País em 2018, quando a comercialização do etanol bateu recorde na região centro-sul.

 

O plástico sustentável.

 

Agora, você que atua no mercado de transformação de plásticos, já parou para pensar que assim como o etanol, a resina reciclada pode ser utilizada como uma alternativa sustentável?

 

Preço: O fator que determina sua escolha!

 

O etanol produzido a partir da cana-de-açúcar é capaz de reduzir em até 73% as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera – se usado em substituição à gasolina., praticamente anulando as emissões no final das contas.

Mas o consumo do etanol é cerca de 30% superior ao da gasolina em um motor de automóvel. Então, convencionou-se estabelecer que abastecer com etanol é mais vantajoso se ele custar até 70% do preço da gasolina.

Mesmo após 40 anos de utilização e desenvolvimento da tecnologia do etanol combustível, o motorista ainda vacila ao abastecer, principalmente quando há variação de preços nos postos.

 

O mesmo ocorre com a resina reciclada. Mesmo com os benefícios ambientais e a aparente vantagem econômica, ainda existe uma certa resistência na utilização das resinas recicladas.

No final, em ambos os casos, o fator preço determina a escolha.

Por coincidência, as resinas recicladas são competitivas se custarem no máximo 80% dos preços das resinas novas. Acima desse percentual somente se a resina reciclada for de altíssima qualidade ou para aquisição de volumes muito grandes.

Os preços de etanol você já conhece, estão nas placas dos postos de combustíveis diariamente para consulta e avaliação.

 

Mas os preços das resinas recicladas, como você tem acesso?

E se você tivesse à disposição um relatório que apontasse os preços médios das resinas recicladas em diferentes regiões do Brasil e uma análise da oportunidade de utilizar as resinas recicladas para melhorar a margem de lucro dos seus negócios?

Um relatório que já auxiliou grandes empresas na decisão de compra e estoque, gerando ótimos resultados e lucro?

 

Você pode!

Isso tudo sem precisar deslocar sua equipe das atividades para fazer longas pesquisas até chegar em uma base de dados confiável, afinal, tempo é dinheiro.

 

MMR Resinas Recicladas publicado pela MaxiQuim informa as melhores oportunidades para você investir nesta matéria-prima e alavancar o seu negócio!

 

Clique no link abaixo para assinar o MMR Resinas Recicladas e entrar neste mundo de novas possibilidades, afinal de contas, o importante é conhecimento gerando valor para você.

https://www.maxiquim.com.br/produtos/multiclient/mmr-resinas-recicladas/