BP vende negócios petroquímicos para a empresa INEOS.

Compartilhe

A gigante britânica de energia BP vendeu seus negócios petroquímicos globais para o INEOS por US$ 5 bilhões. A BP disse que mais de 1.700 funcionários atualmente empregados em todo o mundo devem se transferir para o INEOS após a conclusão da venda. O negócio de petroquímicos da BP está focado em aromáticos e acetilas, tendo 14 fábricas na Ásia, Europa e EUA. Produziu 9,7 milhões de toneladas de petroquímicos em 2019.

 

A INEOS já é uma das grandes empresas petroquímicas do mundo. Esta aquisição ampliará o portfólio e o alcance geográfico do seu negócio de aromáticos, onde a empresa é líder global em tecnologia PTA (ácido tereftálico purificado) e PX (para-xileno), que inclui embalagens de fibra de poliéster, filme e PET. O negócio da acetilas, com 9 unidades, produz ácido acético e uma variedade de derivados, fornecendo uma ampla gama de indústrias a jusante, como alimentos, produtos farmacêuticos, tintas, adesivos e embalagens.

 

“Essa aquisição é um desenvolvimento lógico de nosso negócio petroquímico existente, ampliando nosso interesse em acetilas e adicionando um negócio líder em aromáticos, apoiando a indústria global de poliéster”, disse Jim Ratcliffe, fundador e presidente do INEOS, em comunicado divulgado pelo INEOS.