Abiquim: recorde na importação de produtos químicos pelo Brasil.

Compartilhe

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) avalia o  consumo aparente nacional (CAN) de produtos químicos. Este indicador mede a produção brasileira mais a importação menos exportação de produtos químicos, ou seja, é o tamanho do mercado brasileiro de produtos químicos.

 

A Abiquim também avalia o mercado de produtos químicos de uso industrial, que representa as empresas que produzem produtos químicos para outras empresas nos mais diferentes segmentos da indústria brasileira: da própria indústria química, para fertilizantes, para higiene pessoal e doméstica, para a indústria farmacêutica, plástico e borracha, e muito mais.

 

No primeiro semestre de 2019, no acumulado dos últimos doze meses (*), a importação pelo Brasil de produtos químicos de uso industrial representou 40% do mercado doméstico. Recorde histórico. A produção brasileira vem perdendo espaço para o produto importado. Gás natural (ainda) caro, custos logísticos e tributários impactam o setor diminuindo sua competitividade.