O spread no preço da gasolina no Brasil em relação ao mercado internacional: três períodos destacados.

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A diferença entre o preço pago pela gasolina na bomba pelo consumidor brasileiro e o consumidor americano é o spread de preço no varejo. Mostra uma tendência, mas não é o spread de preço de paridade para importação de gasolina para o Brasil. No gráfico ele é mostrado em porcentagem (%) de quanto a gasolina é paga a mais na bomba no Brasil em relação ao comercializado nos EUA. Considerei a gasolina nos EUA para comparação, pois este é um mercado quase que perfeito, ou seja, as relações com o preço do petróleo e balanço oferta/demanda são diretas e dinâmicas. São preços médios trimestrais para mostrar tendências de médio prazo e minimizar efeitos de pontos atípicos, fora da curva.

 

Outro ponto muito importante a considerar no preço na bomba pago pago pelos brasileiros e americanos são os impostos. No Brasil é muito maior que nos EUA. O preço final da gasolina que chega ao consumidor nas bombas é composto por quatro grandes itens: preço de realização do produtor ou importador, preço do etanol, tributos e margens de comercialização. No Brasil, os tributos e contribuições como o ICMS, PIS/PASEP e COFINS representam, em média, 40%-45 % do valor final pago pelo consumidor. Quando a Petrobras, por exemplo, vende na refinaria seu preço de realização fica entre a 35%-40%. Nos EUA este valor é maior para os refinadores, pois os impostos são bem menores e o preço de realização pode chegar a 60%.

 

Numa avaliação trimestral dos preços na bomba desde 2015 fica demonstrado três períodos com características próprias:

  1. 1T2015 até 2T2016: preços domésticos no Brasil sem relação direta com os preços americanos e o spread  bem variados, desde 17,6% até 71,7%.

  2. 3T2016 até 4T2017: preços domésticos no Brasil tendo uma relação direta com o mercado internacional, principalmente o americano, e o spread trimestral não variando muito e com valor próximo a 65%, na média.

  3. A partir de 1T/2018: queda acentuada do spread.